WHAT'S NEW?
Loading...

Texto - Arte Bizantina





Texto _ recomendado par utilização em 6º ou 7º ano 


Texto _Arte Bizantina


  
A arte bizantina é o conjunto de manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período. 
 
ARTE BIZANTINA
Pintura bizantina Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou, principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria.

Arquitetura Na arquitetura podemos destacar a construção de grandes e imponentes igrejas, cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas. As decorações e pinturas religiosas, no interior das igrejas, eram muito utilizadas. O principal exemplo deste tipo de arquitetura é a Basílica de Santa Sofia (localizada na atual Istambul).

Escultura A escultura bizantina é caracterizada pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade, presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas. 

Mosaicos: Foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado do imperador Justiniano (526 a 565). As imagens em mosaico eram formadas pelos artistas a partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede. Imagens religiosas e do imperador foram os temas principais.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_bizantina.htm



Para visualizar as questões referentes ao texto pesquise em Exercícios Arte Bizantina 


Arte na Nett 

0 comentários:

Postar um comentário