WHAT'S NEW?
Loading...

Exercício - Luz e Sombra 6º Ano



Exercício Luz e Sombra

A luz e a sombra são elementos básicos no estudo do desenho e na compreensão de diversos períodos artríticos, possibilitando a criação de representações que pode surpreender seus observadores, com ideia de volume e profundidade.  O exercício abaixo requer do aluno alguns conceitos básicos com relação ao que foi mencionado aqui, e os aspectos relevantes para sua compreensão.

1.      Observe as afirmativas abaixo e marque sim para as afirmativas corretas e não para as afirmativas incorretas: (1,5)

a)     É impossível haver luz e sombra em pinturas coloridas. (    ) Sim (     ) Não.
b)     A luz e a sombra não complementam a perspectiva e a cor na percepção do espaço tridimensional ou na ilusão dele. (    ) Sim   (    ) Não.
c)     A fonte de Luz pode ser artificial, como uma luminária, ou natural, como a luz do Sol entrando por uma janela. (    ) Sim    (    ) Não.

2.      Qual elemento é necessário para que a sombra exista? (1,0)

3.      Considerando que a sombra é um elemento de grande importância na representação artística, quais são as técnicas para criar sombras no desenho? Cite no mínimo 02 duas. (1,5)

4.      A luz e a sombra são utilizados para conferir o quê? Marque a opção correta. (1,0)

a)     Artificialidade ao objeto, porém sem nenhuma importância no desenho.
b)     Um quebra-cabeça na elaboração do desenho.
c)     Volume a objetos e profundidade ao espaço.
d)     Uma representação sem volume e profundidade.



5.      De acordo com o que foi visto em sala de aula, o que podemos entender da frase: “Luz e sombra, mãe e filha”? (1,5)

6.      Observe a imagem ao lado. Qual dos artistas abaixo é considerado como um mestre da luz e da sombra?  Lembrando que o mesmo elaborava o fundo escuro e atribuía foco de luz nas figuras principais de suas obras. (1,0)

a)     Lasar Segall
b)     Leonardo da Vinci
c)     Candido Portinari
d)     Caravaggio

7.      Como você define as sombras encaixadas, muito utilizadas pelo fotógrafo russo Alexei Bedny? (1,5)

0 comentários:

Postar um comentário